logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Vigilância Ambiental de São José dos Quatro Marcos realiza Campanha de Vacinação Antirrábica de 2021


Por Emerson Souza Miler

378 Acessos

Baixar Arquivo
Vigilância Ambiental de São José dos Quatro Marcos realiza Campanha de Vacinação Antirrábica de 2021

A Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 21 de agosto o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2021 - voltada para cães e gatos com mais de quatro meses de idade com plena saúde.

A campanha teve inicio em 03 de agosto e tem o objetivo de abranger a área urbana e os domínios rurais do município, a partir de visita da equipe nas chácaras, sítios e fazendas com o objetivo de imunizar 100% dos animais contra a doença.

A raiva é uma doença que causa grande preocupação dos donos de cães e gatos. Por ser incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença também é uma zoonose, ou seja, pode infectar seres humanos.

Segundo o Departamento da Vigilância de Saúde, a vacina antirrábica é a única forma de prevenção da doença da raiva dos caninos e felinos, e sua prevenção é fundamental para proteger a saúde dos animais e da população.

A programação da Vigilância Ambiental é que a sua equipe imunize cerca de 5 mil animais, entre cães e gatos, da área e rural e urbana, até o fim de 2021. A atual equipe de vacinação é formada pelos técnicos Carlos Eduardo Penha, Gabriel Pereira de Souza, Lúcio Paes Ferreira e Geraldo Barbosa de Oliveira.

O Escritório Regional de Saúde fez uma remessa de 2.180 doses de vacina antirrábica para o município. Os donos dos animais já vacinados em campanhas anteriores precisam levar a carteirinha de vacinação individual dos animais. Os animais vacinados pela primeira vez receberão carteirinha pela equipe da Vigilância Ambiental.