Atendimento Segunda a sexta: 7h às 13h

Vacinação contra sarampo e poliomielite está em todos os postos de saúde de Quatro Marcos

Neste sábado, dia 18 de agosto é o Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite em todos os postos de Saúde de Quatro Marcos.

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo já está acontecendo em São José dos Quatro Marcos desde a segunda-feira (6) e vai até o dia 31 de agosto. Crianças entre 1 e 5 anos podem ser levadas aos postos de saúde para receber a vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não -- com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

De acordo com a secretária de Saúde Tayonara Bitencourt a meta é chegar a pelo menos 95% delas. “A campanha é em todo o Brasil e tem por objetivos vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas e ainda dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção”, esclareceu ela.

A campanha nacional vai até o final do mês e trata-se de uma campanha de mobilização já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde.

Esse tipo de campanha, que inclui o reforço da dose, acontece de quatro em quatro anos. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Quem deve ser vacinado?

- Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".

- Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

- Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Por EDY LOPES

Assessoria de Comunicação Ver mais