TCE - MT realiza 3º encontro do Planejamento Estratégico do PDI com servidores municipais de Quatro Marcos

Por Assessoria de Comunicação

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), coordenou várias reuniões da 3º encontro de Planejamento Estratégico no município de São José dos Quatro Marcos. Elas aconteceram nos dias 28 e 29 de maio de 2018, todas em benefício da população quatromarquense. Essas reuniões foram em diversos órgãos da prefeitura municipal e envolveu equipe de coordenadores do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) no município, prefeito, vice-prefeita, secretários e técnicos de várias secretarias.

Neste primeiro módulo foi trabalhado com o público-alvo os Indicadores, a Missão e a Visão Institucional, itens de suma importância numa gestão pública e que foram definidas juntamente com o prefeito, a comissão do PDI e vários servidores. Também foi foco nos dois dias de atividades o esclarecimento sobre a importância desse Planejamento Estratégico para todos, principalmente para a população e município.

Para Volmir Manhabosco, representante do TCE-MT, o PDI é um programa que visa o Planejamento Institucional Integrado e um melhor desenvolvimento do município, abrangendo todas as políticas públicas existentes. “Na segunda-feira trabalhamos a organização final dos indicadores de cada secretaria. Nesta reunião desenvolvemos o trabalho com prefeito, secretários, servidores e técnicos representantes de cada secretaria e departamento municipal”, explicou.

De acordo com o cronograma, na terça-feira, aconteceram oficinas para análise e continuação do indicadores e objetivos com elaboração iniciados no dia anterior. Na parte da tarde, a reunião contou com a chegada de outros técnicos do TCE, que se reuniram com o prefeito e sua equipe de primeiro escalão, além dos coordenadores do PDI local.

O QUE É O PDI?

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), foi instituído em 2012, pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.

Todos os projetos foram estruturados de forma transversal e integrada com a finalidade de otimizar a aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade. A expectativa do TCE-MT com a implementação do PDI é introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.