TCE/MT e Prefeitura de Quatro Marcos apresentam Plano Estratégico do município à sociedade

Por Ferreira Júnior / Jornal Popular

Ulisses Martins Ferreira

Em reunião realizada nesta quarta-feira (24), no salão de eventos Villas Pub, a Prefeitura de São José dos Quatro Marcos fez a apresentação e entrega do livreto contendo o Plano Estratégico do município para o período 2018- 2028. O plano foi elaborado através do Programa de Desenvolvimento Integrado do Tribunal de Contas de Mato Grosso (PDI), com metas, ações e objetivos a serem cumpridos e que serão avaliados e monitorados pelo o TCE/MT. "Nós fazemos esse acompanhamento para que a população, que é o foco maior, tenha todo esse benefício em todas as áreas da gestão pública do município", afirmou Naíse Silva Freire, Coordenadora Geral do PDI do Tribunal de Contas do Estado.

Conforme a coordenadora, o PDI é desenvolvido em seis etapas, sendo o Projeto 1 com a entrega do livreto contendo o Plano Estratégico do município para o período de dez anos. "Neste evento destacamos também as ações do Projeto 2, através do Fórum Interconselhos, mostrando aos conselheiros, que a sociedade precisa conhecer o Plano Estratégico, participar e ajudar a fiscalizar", disse. Naíse Silva Freire destacou de fundamental importância à definição do Plano Estratégico, para que a gestão tenha uma meta a ser atingida no período e de acordo com a realidade do município. "Esse Plano será como uma bíblia da Administração Pública" frisou.

De acordo com as diretrizes definidas, foram elencados onze objetivos, dentre os quais: Assegurar a melhoria de qualidade de vida; Qualidade de Ensino, Cultura, Esporte e Lazer; Garantir arranjos produtivos locais de forma sustentável; Ampliar a infraestrutura e melhorar os serviços urbanos; Fortalecer o controle social; Garantir a eficácia nos processos organizacionais; Aprimorar a qualificação dos colaboradores; Promover a valorização pelo o desempenho; Otimizar o Capital Humano; Ampliar a Receita Própria Tributária e Garantir o equilíbrio das contas públicas municipais.

Para o prefeito Professor Ronaldo Floreano dos Santos, o Programa de Desenvolvimento Integrado do Tribunal de Contas de Mato Grosso, vem para auxiliar os gestores municipais no que se refere à gestão eficaz. "Independente de quem for o gestor, esse Plano Estratégico definido para dez anos deve ser cumprido" observou o gestor destacando as ações e metas que devem ser implantadas por todos os setores da Administração Municipal no período.

Floreano explicou que a partir da efetivação do Plano, a equipe da Prefeitura Municipal passa a ter acesso ao sistema de Gerenciamento do Plano Estratégico (GPE), que apontará os avanços obtidos. "A cada meta, ação que for feita será inserida no sistema e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso terá acesso e acompanhará a evolução desse Plano Estratégico, monitorando a distância e fazendo as cobranças", afirmou.

O prefeito destacou ainda que o Plano Estratégico foi definido com a participação da comunidade em eventos realizados anteriormente. "Todo o segmento da sociedade foram convidados e tiveram participação na elaboração desse Plano e vão acompanhar e fiscalizar a execução", disse.