Servidores de Quatro Marcos são capacitados para melhor contribuir com o controle dos recursos públicos

Por Controle Interno

Com o objetivo de capacitar e orientar os Servidores Públicos Municipais de São José dos Quatro Marcos – MT para a melhoria do desempenho da administração pública, utilizando-se de uma metodologia de Educação a Distancia – EAD do Tribunal de Contas do Estado, sobre a coordenação da Unidade de Controle Interno – UCI, com apoio da Secretária Municipal de Administração, cerca de 50 servidores públicos que em sua maioria estão no exercício de funções de chefia, coordenação, assessoramento e direção,  passaram a reunir-se todas as terças-feiras, na sala de reunião da Prefeitura Municipal, divididos em dois grupos, sendo o primeiro das 8:00 as 10:00 horas, e o segundo grupo das 15:00 as 17:00 horas.

Neste ciclo, os servidores municipais inscritos, serão capacitados até o final deste ano, com diversos assuntos do setor público, envolvendo, por exemplo: mudanças culturais; modernização administrativa através do planejamento estratégico; a gestão municipal em tempos de crise financeira; excelência na gestão pública; responsabilidades dos agentes públicos; controle interno; estimulo do controle social; improbidades administrativas, entre outros.

Entre os vários resultados esperados, destacamos: o melhoramento do conhecimento dos servidores a respeito das normas legais e dos principais conceitos necessários na Administração Pública; propiciar intercambio de conhecimentos e experiências vivenciadas entre os servidores das diversas áreas; Implementar a cultura do planejamento estratégico; contribuir com um melhor acompanhamento e controle dos recursos públicos; e proporcionar uma  modernização das rotinas administrativas no poder executivo municipal.

O ultimo evento ocorreu na Plenária da Câmara Municipal de Vereadores no dia 14/10/2015, com a palestra com o tema “Planejamento estratégico: estudo de caso – impactos do sistema de informação geográfica no IPTU do Município de São José dos Quatro Marcos – MT”, o palestrante o Sr. Ademir Patrick de Moura, Servidor Público Municipal atuando no cargo de Engenheiro Agrônomo, demonstrou o ciclo do PDCA[1] aplicado na implantação do GEOCID, sistema de Informação Geográfica utilizando para controle do IPTU e seus resultados práticos. Esta palestra contou com a presença dos Vereadores Municipais que contribuíram com o debate e testemunharam os esforços dos servidores públicos em busca de aperfeiçoamento.

[1] PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT / Plan-Do-Check-Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA

Baixar Abrir