logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretários de Agricultura e de Educação se reúnem para debater projetos para população rural


Por Luiz Carlos Bordin

431 Acessos

Secretários de Agricultura e de Educação se reúnem para debater projetos para população rural

Na terça-feira da semana passada (12/01) os secretários da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) e da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), se reuniram para debater uma parceria para o desenvolvimento de projetos para atender a população rural do município após o período de Covid-19.

 

Dentre os principais projetos listados, estão ações de fortalecimento do papel da educação do campo no desenvolvimento rural, por meio da  implantação de hortas orgânicas escolares, realização de aulas de técnicas agrícolas, atividade de educação ambiental, coleta seletiva nas comunidades rurais, fomento da compostagem e qualificaçção profissional de produtores, mulheres e jovens rurais e chamada pública de aquisição de produtos da Agricultura Familiar.

 

Segundo Vagner Meira, da SEFAICO, a compra de alimentos da Agricultura familiar é fundamental para garantir merenda escolar de qualidade para estudantes em situação de vulnerabilidade social e gerar emprego e renda aos agricultores familiares do município. “A lei determina que no mínimo 30% dos recursos da merenda escolar seja destinado a compra de produtos da Agricultura Familiar.

 

Outro tema, foi a possibilidade de ofertar os espaços físicos e infra-estrutura das escolas rurais para o desenvolvimento de projetos e a realização de atividades de formação profissional, para os produtores, mulheres e jovens rurais após o fim da Pandemia do Covid 19.

 

Para a secretária Rozineia  Aparecida Lima, “Queremos que as escolas do campo, sejam espaços para o desenvolvimento de projetos que irá melhorar a qualidade de vida, a auto estima e renda para a população rural, em especial para jovens e mulheres rurais”.