Secretário de Agricultura reúne equipe para programar ações para 2021 em Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

A Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Industria e Comércio (SEFAICO) do município de São José dos Quatro Marcos realizou nesta primeira semana de gestão do prefeito James Silva Bolandim, atividades de integração da equipe e planejamento das ações para 2021.

O Engenheiro Agrônomo Vagner Meira, novo secretário da SEFAICO, se reuniu com a equipe da pasta, ouviu os servidores e esclareceu que a nova administração deseja criar vários programas e projetos em prol ao fortalecimento dos setores da agropecuária, indústria e comércio do município, de modo a, valorizar as ideias, conhecimentos e experiências profissionais de servidores públicos, secretarias e instituições parceiras .

Segundo o secretário Vagner, São José dos Quatro Marcos tem grande potencial para desenvolver seu setor produtivo e econômico. Todavia, precisa adotar novas formas de construção do processo de desenvolvimento rural e urbano do município, que deve ser pautada na adoção de metodologias participativas e gestão compartilhada de responsabilidade e resultados. “Somente assim, integrando a articulando mais atores sociais, é que teremos resultados sustentáveis”, disse ele.

Durante  a semana foram realizadas reuniões, troca de informações, oficinas, levantamentos de dados e patrimônio e elaboração de planejamentos individuais e coletivos da equipe da secretaria. O foco do planejamento foi a elaboração de propostas de programas e projetos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas locais (Bovinocultura de Leite, Piscicultura, Fruticultura, etc); assistencia técnica e extensão rural; reativação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), fomento a implantação de pequenas agroindústrias familiares; organização das associações rurais; renovação dos termos de uso de máquinas e implementos agrícolas rurais; revitalização do viveiro municipal de mudas e ações de qualificação profissional rural, ampliação dos espaços de comercialização institucionais e privados, e ampliação de ações de suporte ao microempreendedores individuais, pequenos e microempresários, e atividades de educação ambiental nas comunidades rurais e urbanas.

“As demandas da SEFAICO são imensas. Precisamos de muito empenho, esforços e recursos para dar respostas às demandas.  Mas será hora de priorizar, desenvolvendo os programas que são mais urgentes e que irão gerar resultados mais concretos e efetivos para os produtores rurais, em especial, para o segmento da agricultura familiar”, concluiu Meira.

No decorrer das próximas semana, será realizada visitas in loco de integração e articulação institucional com organizações públicas e privadas, dentre elas a EMPAER, INDEA, Sindicato Rural, SENAR, SEBRAE, Central de Associações, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Consórcio de Nascentes do Pantanal, Banco do Brasil, SICREDI; SICOOB; Laticínios Vencedor, Lacbom, Rovigo, Três Marias, IFMT, UNEMAT; UNIBRAS, SEMA; CDL; MP; Associações Rurais, entre outras.