Secretarias de Assistência Social e Agricultura realizam Curso de Derivados do Leite através do Senar-MT

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos realizou entre os dias 30 de agosto a 03 de setembro o Curso de Derivados de Leite para Produção de Queijos através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo do curso foi capacitar produtores e trabalhadores rurais envolvidos na cadeia produtiva da bovinocultura de leite a produzir diferentes tipos de queijos que atendam à legislação higiênico-sanitária vigente e as necessidades do mercado consumidor.

Para Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura “a produção de queijo artesanal pode ser uma importante alternativa de geração de renda para os produtores de leite da Agricultura Familiar”, disse.

O curso ocorreu no Sítio Margarida Alves, localizado no Assentamento Florestan Fernandes. O treinamento teve carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e prática, aonde foram capacitados 15 pessoas, entre mulheres e homens. O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR/MT, a Engenheira de Alimentos Karine Cássia Gomes Campos.

O conteúdo programático do curso foi: Segurança e Saúde no trabalho, legislação vigente para processamento de leite, equipamentos e materiais de beneficiamento, higiene e sanitização do local, manipulador, equipamentos e utensílios, qualidade leite e teste de acidez, técnicas de fabricação de tipos de queijos, acondicionamento e embalagem dos queijos e derivados de leite, e noções de gestão. Os participantes conheceram técnicas de produção de diferentes queijos (minas frescal, minas padrão, trufado, coalho, mussarela, ricota, trançado, queijo condimentado, etc), bebida láctea não fermentada e fermentada, danone, leite condensado, doce de leite pastoso, entre outras.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandim e a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Elisangela Antonia Lopes, estiveram presentes no encerramento do curso. Na ocasião, a Primeira Dama destacou a parceria da Social e realçou o empoderamento feminino e o protagonismo das mulheres participantes no referido curso que também teve o apoio do Sindicato Rural.