Secretaria Municipal de Saúde lança campanha do Dezembro Vermelho

Por Emerson Souza Miler

Baixar Arquivo
Secretaria Municipal de Saúde lança campanha do Dezembro Vermelho

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, lançou a campanha Dezembro Vermelho – alusiva à mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A enfermeira Maristela Aparecida Delforno Leite, responsável pela Vigilância, destaca a importância de sensibilização sobre o tema junto à população, em especial ao público jovem.

Vale ressaltar que a campanha foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, e é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública.

A Secretária de Saúde Luciana Tosti, por sua vez, ressaltou que juntamente com essa empreitada o município também traz a campanha de combate à sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou no momento do parto.

Segundo a secretária, a sífilis congênita pode causar complicações como nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, pneumonia, anemia, má-formação; assim, é fundamental que todas as gestantes iniciem o pré-natal logo no início da gravidez, pois tem cura e tratamento garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).