Secretaria de Educação de São José dos Quatro Marcos faz adesão ao Busca Ativa Escolar do Unicef

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a adesão ao programa Busca Ativa Escolar - plataforma, criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Para tal fim, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) criou uma nota técnica de norte às estratégias de resgate e inclusão de milhares de estudantes no Estado e sobre tais orientações o município procedeu com a sua adesão.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conassems)

A intenção é apoiar os governantes na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio de Busca Ativa Escola, municípios e estados tem dados concretos que possibilitaram planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia dos direitos da sociedade.

A Busca Ativa reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, fortalecendo, dessa forma a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel especifico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada de providencias necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re) matrícula e sua permanência na escola.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Rozinéia Aparecida de Lima, o município percebe no programa uma ferramenta estratégica para que professores, diretores, coordenadores e equipe da Secretaria possam fazer um trabalho para manter os alunos na escola e, dessa forma, inibir a evasão escolar.

Vale ressaltar que a coordenação da Busca Ativa Escolar está sob a responsabilidade da Profa. Marileide Venturoli, da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Maiores informações: (65) 3251-2081 – E-mail: educacao@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br