Secretaria de Agricultura solicita cursos, palestras e programas do SENAR-MT para 2022

Por Emerson Souza Miler

Baixar Arquivo

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no dia 05 de julho, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais a entrega de pedidos de Cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) para o ano de 2022.

O documento foi entregue pelo Secretário Municipal Vagner Meira para o Presidente do Sindicato Rural Alessandro Casado da Silva, representando do sistema FAMATO e SENAR no município.

Foram solicitados 50 cursos das linhas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), além de Programas e Palestras, para serem inseridos no Plano Anual de Trabalho (PAT) do SENAR/MT para o ano 2022.

Segundo Vagner Meira, os cursos do SENAR/MT são fundamentais para promover o desenvolvimento do setor agropecuário, aumento da produção de geração de renda, em especial de produtores, mulheres e jovens rurais quatromarquense.

A lista de cursos solicitadas ao Sindicato Rural foi elaborada pela SEFAICO em conjunto com Associações Rurais do município, após solicitação em reunião com seus representantes na Semana Municipal de Agricultura Familiar.

Alessandro Casado declara que a parceria entre Prefeitura Municipal e Sindicato Rural, para a realização dos cursos do SENAR/MT, é fundamental para promover a inclusão socioprodutiva da Agricultura Familiar do município,

Nesse ano, a SEFAICO, solicitou além dos cursos, a realização de ações de programa como o Cine SENAR, Inclusão Digital Rural, Equoterapia, Mulheres em Campo, Filhos no Campo e Mutirão Rural, que poderão ser realizados à medida que não existam restrições da pandemia da Covid-19.

A Prefeitura Municipal, entra com a contrapartida na realização do cursos, da mobilização dos participantes dos cursos, palestras e programas e na contrapartida financeira de alguns materiais e insumos para a realização dos mesmos.