logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura se reúne com Associação de Catadores para debater Educação Ambiental e Coleta Seletiva


Por Emerson Souza Miler

840 Acessos

Secretaria de Agricultura se reúne com Associação de Catadores para debater Educação Ambiental e Coleta Seletiva

A Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) esteve reunida com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAR) para debater ações e projetos de educação ambiental e coleta seletiva no município de São José dos Quatro Marcos.

O momento contou com a presença do Secretário de Agricultura Vagner Meira, do presidente da ASCAR Celso Leotério da Silva, de outros diretores e associados da associação. Vários assuntos foram debatidos, tais como apresentação do Projeto Coleta Seletiva Solidária, assessoria técnica e gerencial para a associação, capacitação dos catadores, apoio na comercialização dos materiais, orientações em segurança do trabalho e higiene, melhoria da infraestrutura do centro de triagem, logística de coleta e ações de educação ambiental para a coleta seletiva.

Na reunião também, foi elaborado o novo mapa e calendário de coleta seletiva a ser realizada pela associação de catadores, a definição da instalação dos locais para a instalação do Contêineres como Pontos de Entregas Voluntários para Coleta Seletiva, e a produção de materiais informativos, vídeos e áudios de Educação Ambiental para serem divulgados de formato digital e online, pelas redes sociais.

O Secretário municipal Vagner Meira, destacou que os catadores da ASCAR possui papel fundamental na reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos do municípios, e a atuação da associação reduz os custos de disposição dos resíduos sólidos do município no Aterro Sanitário, além de contribuir com a melhoria da qualidade e preservação do Meio Ambiente. O secretário também divulgou que será lançado o Programa Pró-Catador, que visará promover a inclusão social e produtiva dos catadores e catadoras quatromarquenses.

Nesse sentido, através da SEFAICO vem promovendo diferentes ações em prol do fortalecimento da coleta seletiva do município. Foram realizados, a: adesão ao SINIR e a Agenda Ambiental da Administração Públicas (A3P) do Ministério do Meio Ambiente; participação dos cursos de Descentralização da Gestão Ambiental e Municipalização da Educação Ambiental da SEMA; instalação de Pontos de Entregas Voluntárias de Coleta Seletiva; restruturação do Comitê Municipal de Educação Ambiental, e Palestra online sobre Coleta Seletiva para estudantes de escolas públicas e Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias na Semana do Meio Ambiente.