Secretaria de Agricultura realiza palestras na Semana Municipal da Agricultura Familiar

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no último dia 30 de Julho, palestras sobre o tema Agricultura Familiar, programadas para a Semana Municipal de Agricultura Familiar. O Vice-Prefeito Ademilson Valverde, esteve presente na abertura do evento, representando o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin.

As palestras ocorreram no Auditório Nádia Maria Violin Tosti, na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, das 08h30min até às 11h da manhã. Foram realizadas quatro palestras: Agricultura Familiar no Brasil: Conceitos, Legislação e importância Socioeconômica e Ambiental; e Programas e projetos municipais para a Agricultura Familiar, ministradas pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira; Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, ministrada por Jailson Brandão da EMPAER/MT, e a palestra sobre o Plano Safra da Agricultura Familiar, ministrada por Luiz Henrique Machado Ferreira, do Sicoob em Quatro Marcos.

No fim da atividade, foi realizado a divulgação sobre a Lei nº 1.809/2021 - Cessão de Uso de Veículos, Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas aprovada, e a criação de vários projetos de Leis que visam fortalecer a Agricultura Familiar do município, aprovados em reunião extraordinária online do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada no dia 29 de julho, dentre eles, o projeto que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar, a ser realizada todos os anos, partir do dia 24 de julho, pela Prefeitura Municipal

Foi solicitada pela SEFAICO aos presidentes das associações a apresentação de pedidos de cursos do SENAR/MT para 2022, até dia 05 de agosto.

O evento contou com a presença de representantes do CMDRS, Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, EMPAER, Central de Associações de Produtores Rurais, SICOOB, SICREDI, SENAR, Associações Rurais, entre outros. Vale ressaltar que foi criado um grupo de Whatsapp da Agricultura Familiar para compartilhar projetos e experiências.