Secretaria de Agricultura realiza entrega de mudas clonais de café conillon da para implantação de Unidades de Referência Tecnológica Irrigado

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no dia 07 e 08 de outubro a entrega de mudas clonais de variedades de café conillon para Unidades de Referência Tecnológica (URT) no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

Após a solicitação da Secretaria Municipal de Agricultura para a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), foram cedidas 7 mil mudas, que estavam no Viveiro de Mudas do Centro Regional em Cáceres-MT. As mudas foram destinadas para duas propriedades rurais do Assentamento Florestan Fernandes, aonde serão instaladas 02 áreas de Café Irrigado, sendo uma área de 01 hectare cada.

A Unidade de Referência Tecnológica (URT) é um modelo físico de sistema de produção, implantada em uma área, visando à validação, demonstração e transferência das tecnologias geradas, adaptadas e/ou recomendadas.  As duas propriedades rurais selecionadas para implantar as URTs irão receber a tecnologia da Cafeicultura Irrigada com variedades clonais de café conillon e servirão de modelo para os demais agricultores do município e região.

Além das mudas, as URTs selecionadas também receberão apoio com análise de solo, Calcário, sistema de irrigação por gotejamento, e assistência técnica. Nas URTs serão realizados palestras, reuniões, cursos, oficinas e dias de campo e visitas técnicas para disseminar os sistemas de produção da cafeicultura, coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e EMPAER.

A ação realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a EMPAER/MT visa incentivar o desenvolvimento da cafeicultura no município de São José dos Quatro Marcos. A atividade é considerada uma das cadeias produtivas agropecuárias que mais geram empregos e renda para a Agricultura Familiar em diferentes regiões do Brasil.