Secretaria de Agricultura realiza curso de Recuperação de Matas Ciliares e Áreas de Preservação Permanentes pelo SENAR-MT

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com Sindicato Rural e Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, realizou o curso de Recuperação de Matas Ciliares e Áreas de Preservação Permanentes oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo do curso foi disseminar conhecimentos e tecnologias de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) degradadas de imóveis rurais em atendimento as exigências da legislação ambiental brasileira. O público alvo do curso foram gestores púbicos, extensionistas rurais, produtores rurais, professores e estudantes de municípios do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal.

Com uma carga horária do treinamento é de 24 horas, o curso foi realizado entre os dias 13 e 15 de julho, no Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) do SENAR/MT, localizado no município de São José dos Quatro Marcos-MT. O instrutor foi o Engenheiro Agrônomo Wanderson Batista. No lançamento do curso estiveram presentes o Vagner Meira, Secretário de Agricultura; Alessandro Casado, presidente do Sindicato Rural; e Dariu Carniel, secretário executivo do Consórcio Nascentes do Pantanal.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a capacitação de agentes ambientais multiplicadores é fundamental, sendo urgente a adoção de medidas que promover a recuperação de Nascentes e Matas Ciliares de Bacias Hidrográficas dos pontos de captação de Água das cidades.

Dentre os temas do conteúdo programático abordados no curso, destaca-se: Fatores de Degradação; Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012); Reserva Legal; Áreas de Preservação Permanentes (APPs); Matas Ciliares; Tipos de Matas Ciliares; Passivos Ambientais, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), Técnicas de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares, entre outros.

Após o encerramento do curso, ficou definido a elaboração de um projeto com foco na recuperação de nascentes e matas ciliares dos municípios da região a ser pensado pela Prefeitura Municipais, EMPAER/MT e Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, e a promoção de atividades de educação ambiental e coleta de sementes de espécies florestais nativas.