Secretaria de Agricultura realiza Curso de Bonecas de Pano para mulheres do Assentamento Florestan Fernandes

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou mais um curso Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), desta vez, o curso de Confecção de Bonecas em Tecidos.

O curso teve como objetivo capacitar agricultores a confeccionarem bonecas de pano, em diferentes formas e tamanhos como alternativa de lazer, melhoria da auto estima e geração de renda. O curso ocorreu no Assentamento Florestan Fernandes entre os dias 27 a 29 de julho, com carga horária de 24 horas, com aulas teóricas e práticas.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, as bonecas de pano confeccionadas pelas mulheres rurais, podem se tornar uma importante fonte de renda, principalmente, neste momento de crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, podendo ser comercializadas pelas redes sociais e grupos de Whatsapp.

O curso abordou como conteúdo programático, a: História do artesanato em bonecas de pano; Características das bonecas de pano; Moldes e modelagem: importância e procedimentos; Confecção do corpo, montagem das roupas, boné e cabelo; e Pintura do rosto, além de, temas como, Segurança e Saúde no trabalho, Cidadania e Meio Ambiente.

No curso participaram 12 mulheres rurais moradoras do Assentamento Florestan Fernandes. O treinamento do SENAR/MT, foi organizado pela SEFAICO em parceria com o Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Assistência Social. Devido a Pandemia do Covid 19, todas as restrições sanitárias de prevenção e normas para manutenção da segurança dos participantes foram adotadas.

A Prefeitura Municipal vem realizando ações voltadas à inclusão socioprodutiva de mulheres rurais em situação de vulnerabilidade social, promovendo a atividades de capacitação, assistência técnica, adoção de políticas públicas e apoio nos processos de comercialização de seus produtos, sejam eles, in natura, industrializados e ou seus artesanatos.