Secretaria de Agricultura participa de Curso de Municipalização da Educação Ambiental da SEMA-MT

Por Emerson Souza Miler

A Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), iniciou durante a Semana Municipal de Meio Ambiente, a participação no Curso Municipalização da Educação Ambiental: Cenários estruturantes, Leis e Programas - EAD 2021.

O curso é ofertado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT), tem por objetivo fomentar a estruturação da política de Educação Ambiental visa promover a formação de sociedades sustentáveis nos municípios, em consonância com a Política Estadual de Educação Ambiental (Lei N° 10.903/2019). O público-alvo são gestores e técnicos públicos de Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Consórcios Públicos Intermunicipais.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, o curso de capacitação nos subsidiará na implementação de políticas e ações de educação ambiental no município, de forma a fortalecer a consciência sobre as questões socioambientais e estimular a promoção de práticas sustentáveis pela sociedade quatro-marquense.

Ofertado pela Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC), o curso ocorrerá entre os dias 31 de maio a 04 de julho de 2021, em formato online, devido a pandemia da Covid-19.

O curso terá carga horária de 20 horas, e adotará como metodologia, a base ativa e a andragogia, por meio do uso de tecnologias digitais e de internet, por meio de vídeo aulas, textos escritos, redes sociais como o WhatsApp, palestras via webinars, indicação de filmes, músicas, plataformas de reuniões como o Zoom, Youtube, com avaliação e certificação.

O secretário municipal finalizou, que a SEFAICO realizou durante a Semana Municipal do Meio Ambiente mobilização de entidades governamentais e não governamentais, que viabilizou a realização de uma reunião, que possibilitou a restruturação do Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA), que terá por função pensar ações e projetos de educação ambiental para a população urbana e rural e na elaboração de uma de proposta de projeto que cria a lei Municipal de Educação Ambiental.