Secretaria de Agricultura participa de curso de captação de recursos para Educação Ambiental da SEMA-MT

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), participará do curso Ciclo de Encontros: Educação Ambiental, Sustentabilidade e Financiamento no estado do Mato Grosso realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT) em parceria com o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA).

Segundo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, o curso pretende ampliar o conhecimento sobre Educação Ambiental (EA) e financiamento, e contribuir para que os profissionais estejam preparados frente aos desafios e oportunidades da mobilização de recursos para seus projetos e a construção de territórios justos e sustentáveis.

No curso será abordado um mapeamento de fontes de recursos públicos e privados disponíveis no estado, e também um levantamento de demandas para o financiamento de projetos de educação ambiental em Mato Grosso.  As temáticas, datas e horários do curso são: Módulo 01 – sobre a temática da Educação Ambiental, com 3 encontros síncronos (18/08; 01/09 e 15/09) e atividades; Módulo 02 - sobre a temática do Financiamento de Projetos Socio-Ambientais, com 3 encontros síncronos (29/09; 13/10 e 27/10) e atividades; Módulo 03 - Encerramento - com 1 encontro síncrono (10/11 - sempre às 9h00) e atividades.

O público-alvo da capacitação são gestores públicos estaduais e municipais, privados (empresas de consultoria em licenciamento e empreendedores privados), sociedade civil organizada com atuação em EA, Rede de EA e instituições escolares. Dentre os critérios para a seleção está residir e/ou atuar no Estado do Mato Grosso e desejável ter realizado o curso de municipalização de Educação Ambiental da SEMA-MT.

As inscrições foram realizadas por formulário virtual entre os dias 04 a 13 de agosto, através do Link: https://forms.gle/KUBPUN8fMYpLZx4J9, com carga horária é de 40 horas. O período de realização será agosto até novembro deste ano, todas as quartas-feiras das 9h às 11h, com seu início no dia 18/08. As atividades serão desenvolvidas em momentos síncronos (encontros on-line) e assíncronos (atividades a distância).

O link do ambiente virtual de aprendizagem é: https://cursos.funbea.org.br.