logo
logo

Prefeitura de São José dos Quatro Marcos

Notícias e informações sobre os trabalhos da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos - MT.
ouvidoria@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br
3251-1955 / 3251-2110

Segunda a sexta: 7h às 13h

3251-1955 / 3251-2110

sd

Secretaria de Agricultura inicia fornecimento de mudas de BRS Capiaçu do Viveiro Municipal de Mudas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) iniciou no fim do mês de Outubro o fornecimento gratuito e apoio distribuição de mudas do BRS Capiaçu para produtores de leite da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O BRS Capiaçu é uma cultivar do capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) criado pela EMBRAPA, que se destaca pela alta produtividade e valor nutritivo da forragem, sendo uma importância alternativa para a melhoria da alimentação de bovinos de leite e corte no período da seca. Segundo Vagner Meira, secretário de Agricultura, “o fornecimento de mudas de BRS Capiaçu do Viveiro Municipal pela Prefeitura Municipal visa apoiar a alimentação dos bovinos de leite no período seco, melhorando assim a produção de leite e carne dos animais e aumento da renda dos produtores”.

A distribuição e transporte distribuição das mudas da capineira até as propriedades rurais conta com o apoio de veículos caçambas da Secretaria Municipal de Obras. Os produtores devem procurar a SEFAICO para receber as mudas e poderão receber da Secretaria de Agricultura serviços gratuitos de gradagem e ou sulcamento do solo para plantio das mudas fornecidas, além de análise de solo e calcário. Os beneficiados atendidos deverão fornecer mudas para seus vizinhos nas comunidades que moram.

As mudas iniciais do capiaçu foram plantadas na área do Viveiro Municipal de Mudas no último mês de março, para serem fornecidas para plantio o início do próximo período chuvoso. A EMPAER, também implantou um viveiro de capineira na área de pesquisa da empresa, com o apoio do Consorcio de Nascentes do Pantanal e Prefeitura, que também distribuirá mudas paras os produtores de leite, em especial da Agricultura Familiar.

O Viveiro Municipal de mudas do capiaçu é uma das ações do Programa Mais Leite - Programa Municipal de Incentivo à Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite, e foi implantado em parceria com a Secretaria de Obras, Consórcio de Nascentes do Pantanal, COOPNOROESTE/Lacbom, Laticínio Vencedor, Sindicato Rural e Central de Associações de Produtores Rurais.