logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura inicia divulgação sobre Cadastro Ambiental Rural para produtores rurais


Por Luiz Carlos Bordin

747 Acessos

Secretaria de Agricultura inicia divulgação sobre Cadastro Ambiental Rural para produtores rurais

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, inicia em junho de 2021 o planejamento das ações divulgação sobre CAR – Cadastro Ambiental Rural para propriedades rurais do município.

 

O CAR é um registro eletrônico criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, e regulamentado pela Instrução Norm ativa MMA nº 2 de 5 de maio de 2014. A inscrição no CAR é obrigatória e é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental dos imóveis rurais.

 

Neste registro eletrônico é possível verificar: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos da propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

 

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a elaboração do CAR possibilita um melhor planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, além de ser um pré-requisito de adesão ao PRA - Programa de Regularização Ambiental e acesso e emissão das CRA - Cotas de Reserva de Ambiental.

 

Visando apoiar a regularização ambientais dos imóveis rurais quatromarquenses, foi elaborado um plano de divulgação sobre o CAR para os produtores rurais, envolverá a realização de reuniões presenciais de orientação sobre o programa na comunidades rurais e atendimento online (E-mail e WhatsApp) e ou por telefone. Para fortalecer a divulgação do CAR, a SEFAICO realizou nos dia 11 e 12 de Maio, Curso de Regularização Ambiental em Imóveis Rurais oferecido pelo SENAR/MT, que atendeu técnicos extensionistas, associações e sindicatos rurais do município.

 

Em junho, na Semana de Meio Ambiente, em conjunto com o CMDRS, associações e sindicatos rurais será construído a agenda de reuniões presenciais nas comunidades rurais. Além disso, a SEFAICO oferecerá atendimentos presenciais e online na sua sede, visando orientar sobre dúvidas e prestar esclarecimento sobre o processo de cadastramento ou recadastramento do CAR e elaboração do PRA.