Secretaria de Agricultura elabora projetos de venda de agricultores familiares para a merenda escolar municipal

Por Emerson Souza Miler

A Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) assessorou a elaboração de projetos de venda de agricultores familiares Familiar para atender a merenda das escolas municipais de São José dos Quatro Marcos-MT.

Os projetos foram elaborados seguindo a Chamada Pública nº 001/2021-Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, foi lançada no dia 31 de maio pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e publicado no site da Prefeitura Municipal, através do link: http://www.saojosedosquatromarcos.mt.gov.br/artigo/secretaria-de-educacao-lanca-chamada-publica-da-alimentacao-escolar-para-aquisicao-de-produtos-da-agricultura-familiar.

De acordo com Vagner Meira, Secretário de Agricultura, “a aquisição de produtos da Agricultura Familiar para a Merenda Escolar Municipal, além de promover a melhoria da qualidade nutricional dos estudantes, contribui com a diversificação da produção agropecuária e a geração de renda de agricultores familiares do município”. De acordo com a Lei nº 11.947/2009, é obrigatória a compra de no mínimo 30% dos recursos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Ao todo foram onze (11) os projetos de venda dos agricultores familiares elaborados na chamada pela SEFAICO, elaborados pelos Engenheiros Agrônomos Ademir Patrick de Moura e Vagner Meira, que é o atual Secretário de Agricultura.

A Secretaria de Agricultura também auxiliou na divulgação da chamada durante os dias 07 a 24 de Junho por meio de ligações, mensagens, áudios e vídeos e entrega de versão impressa para representantes da EMPAER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Central de Associações de Produtores Rurais, e Associações Rurais.

Os agricultores selecionados pela chamada para entregarem os seus produtos, irão receber assistência técnica gratuita, oferecida pela Secretaria de Agricultura, EMPAER e SENAR/MT.