logo
logo

Prefeitura de São José dos Quatro Marcos

Notícias e informações sobre os trabalhos da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos - MT.
ouvidoria@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br
3251-1955 / 3251-2110

Segunda a sexta: 7h às 13h

3251-1955 / 3251-2110

sd

Secretaria de Agricultura divulga 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) iniciou a divulgação da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa para produtores rurais do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) na boca e nos pés de animais de casco fendido. Ela é uma zoonose, ou seja pode ser transmitida para os seres humanos.

No Estado de Mato Grosso, o período da campanha de vacinação será de 01 a 30 de novembro. Nessa fase serão vacinados animais bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. No estado participarão da campanha apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

O último foco da doença no Brasil ocorreu em 2006. Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa. A meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

De acordo com Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a divulgação da Campanha de Febre Aftosa é essencial para garantirmos um rebanho livre de febre aftosa no município de São José dos Quatro Marcos.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal. Após a vacinação, os pecuaristas podem comunicar a Unidade Local de Execução (ULE) do INDEA/MT do município, apresentando a cópia da Nota Fiscal da aquisição da vacina. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar o INDEA local ou a Secretaria da Agricultura, que auxiliará com mais informações.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Agricultura está realizando a divulgação de informações ocorrerá por meio de vídeos, áudios, redes sociais e site da Prefeitura Municipal.