SEBRAE-MT apresenta ações de fortalecimento do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) para a Prefeitura Municipal

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos participou no dia 12 de novembro de uma reunião junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (SEBRA-MT) para apresentação do Plano de Ação 2021/2022 voltado à estruturação do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) do município.

O plano foi elaborado através de uma consultoria oferecida pelo SEBRAE em conjunto com a Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuário Industria e Comércio (SEFAICO) pelo Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, pactuado entre o SEBRAE e a Prefeitura Municipal.

Participaram da reunião, o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Vice-Prefeito Ademilson Valverde, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, a responsável pelo Centro de Atendimento Empresarial (CAE) do município Meirivania Alves, e pelo SEBRAE, a Coordenadora da Unidade de Cáceres Cirlene Barbosa da Silva Espicask e o consultor José Humberto Ferreira da Silva.

O Prefeito Jamis Silva cita que o Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, tem por objetivo promover ações em prol ao desenvolvimento sustentável local, o fortalecimento da cultura do empreendedorismo e a ampliação dos negócios instalados no município.

As principais ações apresentadas foram: estruturação do CAE, desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Setor Moveleiro, fortalecimento da Feira Municipal, ampliação da comercialização de produtos da Agricultura Familiar junto a Merenda Escolar e mercados privados.

O CAE está atualmente vinculado à Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuário Industria e Comércio (SEFAICO). Segundo Vagner Meira, “o fortalecimento do CAE, por meio da melhoria da estrutura física e do atendimento humano, visa facilitar e ampliar o acesso dos empreendedores do município a serviços, conhecimentos e informações, contribuindo para melhorar o ambiente legal dos negócios, fomentando o desenvolvimento da economia em âmbito local”.

O CAE é o espaço físico destinado a oferecer suporte técnico aos microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, produtores rurais, candidatos a empresários e potenciais empreendedores à serviços, produtos e informações referentes à gestão empresarial, tecnologia, oportunidades de negócios, crédito, mercado, legislação, pesquisas e publicações técnicas.