logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

São José dos Quatro Marcos recebe nesta quinta-feira o programa do TCE-MT de estímulo à cidadania


Por Assessoria TCE/MT

851 Acessos

São José dos Quatro Marcos recebe nesta quinta-feira o programa do TCE-MT de estímulo à cidadania

Assessoria TCE/MT

Depois de Paranaíta, chegou a vez de São José dos Quatro Marcos receber o evento que tem como objetivo despertar o sentimento de cidadania na sociedade. Trata-se do Programa Consciência Cidadã, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que será levado ao município no dia 25 de abril. O evento, gratuito e aberto a quem quiser participar, será realizado no Villa's Pub, na Avenida São Paulo s/nº, Centro, a partir das 18h30.

São José dos Quatro Marcos será o segundo município a receber o Consciência Cidadã em 2019. O primeiro foi Paranaíta, no dia 25 de março, que reuniu cerca de 500 pessoas entre servidores públicos, empresários, comerciantes, professores, estudantes, profissionais autônomos e lideranças comunitárias, para debater o tema cidadania com conselheiros e servidores do Tribunal de Contas, além das autoridades locais, como o magistrado, o promotor e o defensor público.

Diferentemente das edições anteriores, a coordenadora do Programa Cidadã, a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT, Cassyra Vuolo, ressaltou que o encontro quer sair um pouco dos municípios polo e alcançar os moradores das cidades menores. Ao longo do ano ainda serão visitados os municípios de São Félix do Araguaia (maio), Alto Araguaia (junho) e, por fim, Vila Bela da Santíssima Trindade, em outubro.

O Programa Consciência Cidadã foi criado pelo Tribunal de Contas há 13 anos para facilitar o diálogo entre a sociedade e o controle externo e estimular a sociedade a exercer o controle social, fiscalizando a aplicação dos recursos e cobrando qualidade na prestação dos serviços públicos. Além disso, os cidadãos têm oportunidade de conhecer as ferramentas disponíveis para acessar informações úteis ao acompanhamento das políticas públicas de sua cidade, seu estado, e até seu país.

 

Em 2018 foram realizados eventos nos municípios de Primavera do Leste, Sapezal, Sorriso, Querência e Cuiabá. Participaram 2.312 pessoas, de 25 grupos diferentes da sociedade civil, tanto da área pública como do setor privado. A média de questionamentos feitos pelos participantes durante cada evento tem sido de 40 perguntas, todas respondidas por conselheiros, procuradores de contas, representantes do Poder Judiciário e Ministério Público Estadual.

Coordenadora do Consciência Cidadã, secretária de Articulação Institucional 
e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo

A coordenadora do Consciência Cidadã, secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo, ressalta também a oportunidade para os cidadãos conhecerem um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Corte de Contas. "A avaliação que fazemos dos últimos eventos é que a sociedade está ficando mais exigente com relação a gestão pública e também com relação ao trabalho do controle externo. O Consciência Cidadã é um meio do TCE perguntar ao cidadão sobre suas dúvidas quanto a fiscalização do uso dos recursos públicos e o que pensa sobre a nossa instituição", ponderou.

 

A primeira parte do Consciência Cidadã será composta de palestra com o vice-presidente do TCE-MT e supervisor do programa, conselheiro interino Luiz Henrique Lima. Cassyra Vuolo também fará uma exposição sobre controle social e cidadania. Na sequência, o debate contará com a presença de um procurador do Ministério Público de Contas (MPC), de um juiz da comarca, de um promotor de justiça e de um defensor público.

 

Antes do início dos debates, o Tribunal de Contas apresenta aos participantes os indicadores do município, nas áreas de educação, saúde e gestão fiscal, a fim de municiar os cidadãos e os debatedores da real situação das políticas públicas de São José dos Quatro Marcos. "É importante que a população saiba que o TCE fiscaliza todos esses setores e crie a rotina de buscar informações junto ao Tribunal", reforçou Cassyra Vuolo.