logo
logo

Prefeitura de São José dos Quatro Marcos

Notícias e informações sobre os trabalhos da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos - MT.
ouvidoria@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br
3251-1955 / 3251-2110

Atendimento Segunda a sexta: 7h às 13h

3251-1955 / 3251-2110

sd

Quatro Marcos comemora neste sábado, 15 de Junho, seus 52 anos de fundação das Terras de São José

São José dos Quatro Marcos foi fundado no dia 15 de junho de 1967 tendo à frente da classe pioneira desse ato Zeferino José de Mattos, Luiz Barbosa e Miguel Barbosa do Nascimento. Mas a sua emancipação política e administrativa se deu pela Lei Estadual nº 4154 de 14 de dezembro de 1979, de autoria do então deputado estadual Aldo Borges.

 

Na lei de criação do município a sua nomenclatura foi simplificada para Quatro Marcos.  Mas a população, liderada por Padre Georges, interveio e exigiu que o nome do padroeiro São José fosse reincorporado ao nome do município, o que ocorreu através da Lei nº 4637 de 10 de janeiro de 1984.

 

O atual prefeito Professor Ronaldo Floreano dos Santos informou que a Prefeitura Municipal preparou uma programação singela para comemorar os 52 anos de fundação de São José dos Quatro Marcos, visto que a situação financeira do País, Estados e Municípios não anda bem.  "Estaremos realizando algumas atividades próprias e outras em parceria com entidades civis e organizadas", informou ele.

 

Desfile e Fanfarra – membros da Igreja Adventista estará realizando os desfiles comemorativos tendo como ponto de partida a sua sede e se deslocando até a Praça dos Bandeirantes.

Divulgações de obras – Em sua fala o prefeito Professor Ronaldo estará fazendo um release sobre as obras em andamento e as que já estão com datas para iniciarem.

Projeto Literário Quatro Marcos dos Meus Amores – é um projeto inovador que selecionará escritos e desenhos de estudantes retratando sentimentos de amor, em relação a São José dos Quatro Marcos. A iniciativa visa incentivar a escrita, a leitura, a pesquisa, o desenho e a manifestação do pensamento em relação à história do município.

 Bolo de 52 metros - Ronaldo Floreano convidou os cidadãos quatro-marquenses para partilhar um bolo de 52 metros, que será distribuído a todos na Praça dos Bandeirantes, logo após Santa Missa, que terá início às 19 horas na Igreja Matriz São José. "O bolo está sendo preparado com muito carinho pela equipe do Social, Educação e Cultura, Saúde e Administração Municipal", disse.

 Entrega de Ambulância - conforme Professor Ronaldo, logo após a partilha do bolo será feita a entrega de uma Van 0Km para a Secretaria de Saúde e em seguida serão realizados sorteios de três campanhas que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal.

 Campanha Minha Placa é Daqui - sorteará três prêmios no valor de 500 reais cada entre os proprietários que transferiram seus veículos para o Município.

Campanha Aniversário Premiado – sorteará um televisor, uma geladeira duplex e uma moto Bis 0Km aos contribuintes que pagaram tributos municipais e receberam cupons.

Campanha Nota Fiscal Premiada – sorteará um televisor e uma geladeira duplex.

 

O prefeito informou que a partir do incentivo das campanhas houve um incremento em torno de R$ 400 mil em ralação ao mesmo período do ano passado.

 

HISTÓRICO

Os habitantes da região Sudoeste, nos tempos primórdios, foram os índios Bororo Cabaçais. Eles usavam a poaia, um arbusto abundante na localidade, como remédio para curar seus males. Depois vieram os Bandeirantes, com a missão de catequizá-los e explorar suas terras em busca do ouro e da poaia.

 

Para fomentar e expandir as fronteiras agrícolas no Brasil, foi instituída a Marcha para o Oeste, em 1937. Mas foi uma ação posterior, considerada de Marcha para o Sudoeste de Mato Grosso, que desencadeou o início do povoamento da região. Esse fato culminou com a inauguração da ponte Marechal Rondon, em 1961.

 

Nessa nova Marcha, estavam entre os imigrantes os senhores Zeferino José de Mattos, Luiz Barbosa e Miguel Barbosa do Nascimento. Os três, com sítios vizinhos. Seus lotes de terras foram demarcados com quatro marcos fincados no cruzamento de duas picadas abertas para essa finalidade.

 

E os pioneiros e desbravadores foram chegando e adentrando a floresta. Para isso, abriam picadas no meio da mata virgem. A informação de fertilidade e fartura do solo colocava a localidade como uma "terra prometida" para eles.

 

Os pioneiros e desbravadores enfrentaram durezas. Mas a vontade de dar o melhor para os filhos sobressaiu nas dificuldades. Não tinham água: foi preciso abrir poços no meio da mata. Não tinham estradas. Não tinham comércio. E gastavam dias para chegar na cidade de Cáceres, onde faziam suas compras.

 

Uma escolinha de pau a pique foi construída numa clareira aberta na encruzilhada dos quatro marcos. Era o ano de 1966. Mas foi no dia 15 de junho de 1967 que a escolinha foi inaugurada em definitivo. E teve uma grande festa. E foi a partir de então que começou a saga para se construir uma cidade. E essa saga originou São José dos Quatro Marcos, batizada desde o início como sendo as terras de São José.

user
Luiz Carlos Bordin
Cultura e Turismo

Chefe do Departamento de Cultura e Turismo
Avenida Sergipe, 940, Centro
Telefone 65 3251-2438
Atendimento 8h às 11h; 13h às 17h