Projeto de Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura inicia primeiras visitas técnicas de campo

Por Emerson Souza Miler

Na última semana de abril foram iniciadas as atividades do projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Horticultura desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MT) no município de São José dos Quatro Marcos-MT. O projeto é uma proposta da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio em parceria com o Sindicato Rural local.

De acordo com Vagner Meira, Secretário de Agricultura, o objetivo do Projeto ATEG é promover serviços de assistência técnica gratuita e de qualidade para Horticultores quatromarquenses, disseminando novas tecnologias de produção e manejo, e melhoria do gerenciamento financeiro, visando aumentar a rentabilidade do produtor rural.

Inicialmente, serão beneficiados 20 horticultores do município, que receberão duas visitas técnicas de 02 horas por mês durante um período de 36 meses. O técnico extensionista é o Engenheiro Agrônomo Fábio Bardusco Oliveira, que foi contratado pelo SENAR/MT sem custo para o município.

As visitas técnicas iniciais são utilizadas na sensibilização dos produtores selecionados e realização do diagnóstico socioeconômico e ambiental das propriedades rurais, para posterior elaboração de um plano de ação de intervenção individualizado.

Para Alessandro Casado, presidente do Sindicato Rural, os produtores rurais atendidos pelo ATEG poderão melhorar sua produtividade e rentabilidade na Horticultura, com a metodologia de assistência técnica propostas pelo SENAR/MT.

A secretaria de Agricultura fez a mobilização, cadastro e seleção dos horticultores beneficiados. A prioridade é atender os agricultores que já realizam a comercialização de suas produções de hortaliças no Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa de Aquisição de Alimentos, Feira Municipal e mercado local. Os horticultores selecionados também receberão apoio com análise de solo, calcário, mudas e sementes de hortaliças, e apoio no processo de comercialização a serem fornecidos pela Secretaria de Agricultura e outros parceiros.