Prefeitura Municipal participa da entrega de Equipamentos de Proteção Individuais realizada pela CDL Quatro Marcos à Associação de Catadores

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos participou no dia 18 de novembro de um ato de entrega de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Quatro Marcos (CDL) para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José dos Quatro Marcos (ASCAR).

A entrega dos EPIs ocorreu no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, e contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura, Vagner Meira, e o presidente da CDL, Luiz Antonio de Lima Junior e do presidente da associação dos catadores, Celso Eleotério. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), após solicitação de apoio da ASCAR.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José Marcos (ASCAR), é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 2019 por trabalhadores catadores e catadoras do munícipio. A associação presta serviços de coleta de materiais recicláveis pelo Programa Municipal de Coleta de Seletiva Solidária, desenvolvido no município

O Secretário de Agricultura, Vagner Meira “afirma que a doação dos EPIs feita pela CDL é de fundamental importância para melhorar as condições de trabalho e de qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis da ASCAR”.

Junior Lima, afirmou que a CDL apoia e incentiva a coleta seletiva em nosso município, e que a doação dos EPIs visa garantir que os catadores da ASCAR possam desenvolver seus trabalhos com mais qualidade e eficiência, e que a associação empresarial apoiará as ações que fortaleçam a coleta seletiva.

Na ocasião, os catadores da ASCAR solicitaram apoio da CDL para fortalecer as ações de educação ambiental sofre a coleta seletiva nas rádios locais e rede social e conscientização do comercio local, marketing digital, equipamentos, e melhoria da infraestrutura do centro de triagem.

O munícipio lançou no mês de Agosto, o Pró Catador visa promover várias ações articuladas e integradas públicas e privadas buscando a inclusão social, a cidadania e a geração de renda dos catadores de materiais recicláveis de São José dos Quatro Marcos. Dentre as ações, o programa pretende desenvolver: Capacitação; Infraestrutura e Equipamentos; EPIs; Segurança do Trabalho; Marketing Digital; Comercialização; Educação Ambiental, dentre outras.