Prefeitura Municipal e SENAR-MT promovem curso de manutenção de tratores agrícolas no Assentamento Florestan Fernandes

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou o Curso de Manutenção de Tratores Agrícolas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

O Secretário de Agricultura Vagner Meira esteve presente no encerramento do curso. Ele citou que o objetivo é capacitar trabalhadores rurais para realização de manutenção de tratores agrícolas e seus implementos, de acordo com manual do operador, realizando um serviço com qualidade e custos menores”.

O curso ocorreu entre 13 a 17 de setembro na Estância Barreto, localizado no Assentamento Florestan Fernandes, propriedade rural do Senhor Mizael Barreto, presidente da Cooperativa Agropecuária do Oeste de Mato Grosso (COOPNOROESTE). O treinamento foi realizado pelo Engenheiro Agrônomo José Fernandes Junior, instrutor do SENAR/MT.

O curso teve uma carga horária de 40 horas, e abordou assuntos teóricos e práticos. O conteúdo programático ministrado foi: modelos de tratores agrícolas, painel de instrumentos, modelos de motores e tipos de combustão, sistema de funcionamento do trator e práticas de manutenção do sistema de alimentação de ar, de alimentação de combustível, de arrefecimento do motor, do sistema de lubrificação do motor, do sistema de transmissão do trator, do sistema hidráulico do trator, do sistema elétrico, e dos pontos de atrito que utilizam graxa como lubrificante, entre outros assuntos.

A realização da capacitação contou com o apoio do Sindicato Rural do município e com a parceria da COOPNOROESTE. Para a realização do curso, a Prefeitura Municipal disponibilizou 01 (um) trator agrícola, óleos lubrificantes e de motor, filtros, entre outros insumos, além de auxílio na alimentação do curso.