logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal assina Acordo de Cooperação com SEAF-MT e Empaer para Projeto de Transferência de Embriões em Bovinos de Leite


Por Emerson Souza Miler

539 Acessos

Baixar Arquivo
Prefeitura Municipal assina Acordo de Cooperação com SEAF-MT e Empaer para Projeto de Transferência de Embriões em Bovinos de Leite

O Prefeito Municipal de São José dos Quatro Marcos, Jamis Silva Bolandin assinou no dia 07 de dezembro o Acordo de Cooperação n° 027/SEAF/2021, celebrado entre a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (SEAF/MT), e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – EMPAER para execução do Projeto Técnico de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões, Programa Mato Grosso Produtivo – Leite.

A assinatura do Acordo de Cooperação é obrigatória para dar início em 2022 ao projeto de transferência de embriões, que tem por objeto a promoção de ações conjuntas, integradas e articuladas com prefeituras municipais, cooperativas e laticínios em prol do fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite do Estado de Mato Grosso.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a adoção da Transferência de Embriões (TE) permitirá reduzir o tempo do melhoramento genético dos rebanhos leiteiros da Agricultura Familiar, aumentando assim a produtividade, produção e renda dos produtores de leite.

O projeto visa promover o aumento da produção e da produtividade de leite, o aumento da renda dos produtores  através do melhoramento genético do rebanho de bovinos leiteiros de produtores de leite da agricultura familiar, através da distribuição de prenhezes de bovinos de raça leiteira de alto potencial genético utilizando a biotecnologia de Fertilização in vitro – FIV e a transferência de embriões para obtenção de prenhezes confirmadas da raça Girolando, ½ sangue HOLANDÊS + ½ sangue GIR, sexada de fêmea.

No município de São José dos Quatro Marcos, o projeto que foi elaborado pela Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) sob o título de Pró Genética Embriões do Leite, compõem as ações do Programa Municipal Mais Leite, e foi apresentado no último dia 01 de Dezembro na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT).

Pelo acordo de cooperação, serão produzidas 175 prenhezes com embriões sexados fêmea da raça Girolando de alto padrão genético e de produção para os próximos 2 anos, sendo 100 em 2022, e 75 em 2023, e devem estar de acordo com os requisitos do Termo de Referência n° 030/2021/SEAF. A Prefeitura Municipal ficará responsável por uma contrapartida de mais 20% de prenhezes, que devem ser adquiridas com recursos e meios próprios.

O processo da Transferência de Embriões (TE) será realizado na região sudoeste pela empresa Fertiliza Consultoria em Reprodução Animal, contratada pelo Programa MT Produtivo Leite. Os produtores de leite pré-selecionados pela SEFAICO e EMPAER deverão ter características específicas para serem beneficiados pelo projeto, e no mínimo de 10 a 20 matrizes (vacas e novilhas) receptoras para a realização da transferência dos embriões.