Prefeitura de São José dos Quatro Marcos divulga o Valor da Terra Nua para o ITR 2018

Por Assessoria de Comunicação

Famato

O município de São José dos Quatro Marcos deve informar, por meio de ofício, o Valor da Terra Nua por hectare (VTN/ha) para atualizar o Sistema de Preços de Terras da Receita Federal. Esta informação é importante para o município conveniado com a Receita para efeitos de fiscalização do Imposto Territorial Rural (ITR).

O não cumprimento desse dispositivo é motivação de denúncia. Caso não seja informado, pode ocorrer a perda de 50% da receita oriunda do ITR. Além disso, o gestor municipal que informar valores abaixo do mercado será penalizado, de acordo com o artigo 14 da Lei Complementar 101/2000 – que trata da renúncia de receita. Também estará em desconformidade com a Lei da Improbidade Administrativa, que menciona agir negligentemente na arrecadação de tributo ou renda.

Para tanto o prefeito professor Ronaldo Floreano dos Santos, assinou o Decreto nº 66, de 20de julho de 2018, que estabelece o Valor da Terra Nua-VTN, por hectare de imóvel rural, no município de São José dos Quatro Marcos para fins de cobrança e fiscalização.

Pelo Decreto ficam instituídos para fins de lançamento de Imposto Territorial Rural - ITR, os valores descritos no quadro abaixo para a terra nua por hectare de imóvel rural localizado no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

Ano

Lavoura

Aptidão Boa

Lavoura Aptidão

Lavoura

Aptidão

Restrita

Pastagem

Plantada

Silvicultura ou

Pastagem Natural

Preservação da Fauna ou Flora

6.244,32

5.182,78

4.121,24

5.182,78

2.073,11

Os valores constantes na tabela serão remetidos à Receita Federal do Brasil para armazenamento e cruzamento de informações.

O VTN/ha serve para refletir o preço de mercado da terra. Vale chamar a atenção para isso, pois é importante que o gestor municipal faça a divulgação do VTN/ha aos proprietários rurais, sindicatos rurais, cooperativas, contadores, entre outros interessados.