Prefeito assinará termo para implantação de modelo do sistema penitenciário em Quatro Marcos

Por Gabinete do Prefeito

O prefeito de São José dos Quatro Marcos, Carlos Roberto Bianchi, está otimista com os resultados de uma reunião ocorrida no último dia 24, no gabinete do secretário adjunto de Justiça de Mato Grosso, Nestor Fidelis. O norte da discussão foi a assinatura de um termo de cooperação técnica para a implantação de um sistema penitenciário modelo no município.

O funcionamento de uma unidade penal modelo, fundamentada na filosofia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), predominou os assuntos tratados que contou com a presença do secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho e o secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste, Marcos Aurélio Barros.

Diante de necessidades apresentadas pelo prefeito Carlos Bianchi, foi sugerido pelo Secretário Luiz Antônio a implantação da APAC. Após as explicações sobre o sistema executado com sucessoem Minas Gerais, Bianchi afirmou que ainda nesta semana enviará à Sejudh um ofício para solicitar a celebração da cooperação técnica.

Pelo sistema APAC, as pessoas que estejam cumprindo pena são cuidados por si mesmos, por meio de rígida disciplina e valorização do trabalho. Segundo o Secretário Luiz Antonio "apenas aqueles que preenchem certos requisitos podem participar. Eles trabalham, aprendem uma profissão e retornam para uma efetiva reintegração social".

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE DROGAS

Também foi abordada a questão das drogas na região Oeste de Mato Grosso, trazendo a sociedade para refletir sobre o problema que atinge tantas famílias. "Falamos sobre um Seminário Regional de Prevenção as Drogas que será realizado em agosto entre o CISOMT, seus 14 municípios consorciados e a SEJUDH", comentou Nestor Fidelis.

Baixar Abrir