logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Mudas de Ipês medianos estão sendo plantadas na Praça dos Bandeirantes de Quatro Marcos


Por Luiz Carlos Bordin

1623 Acessos

Mudas de Ipês medianos estão sendo plantadas na Praça dos Bandeirantes de Quatro Marcos

Começou na última terça-feira, 13 de agosto, o plantio das mudas de ipês em substituição às árvores que foram retiradas da praça dos Bandeirantes. A previsão é plantar em torno de 15 ipês medianos de flores amarelas.

 

As árvores que foram retiradas estavam condenadas por engenheiros agrônomos, após vistoria, e corriam riscos de causar acidentes aos transeuntes. O processo de vistoria foi encaminhado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/MT), que autorizou a retirada das árvores condenadas. Os pês e pau-brasil foram preservados.

Como está fora de época de plantio de árvores, as que estão sendo plantadas receberão atenção especial na questão de água. As mudas serão aguadas de manhã e à tarde até que as mudas enraizem no chão ou iniciem as chuvas.

Em geral os ipês são árvores de grande e médio porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas e exigem poucos cuidados. São muito usados como árvores decorativas, devido à sua florescência colorida e anual.

Os ipês são árvores, em sua maioria nativas, decíduas, de tronco e ramagem elegantes. Sua madeira é resistente e o florescimento exuberante nas cores amarelo, branco, rosa e roxo. Os ipês atingem de 10 a 35 metros, dependendo da espécie. São adequados para calçadas sem fiação elétrica e praças.

Os que estão sendo plantados na praça são da qualidade de flor amarela e de altura mediana.