Morre em Cáceres Antônio Alvarez: o primeiro administrador de São José dos Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

Governador nomeia Alvarez, 1981

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 31 de agosto de 2018, em Cáceres, o primeiro administrador do município de São José dos Quatro Marcos, senhor Antônio Alvarez. Com 84 anos de idade, Alvarez estava internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) daquele município. O sepultamento será na manhã deste sábado, 01 de setembro, no cemitério em Cáceres, onde está sendo velado.

Em razão do falecimento de Antônio Alvarez, o prefeito municipal de São José dos Quatro Marcos, Professor Ronaldo Floreano dos Santos, publicou Decreto de nº 084/2018 que dispõe sobre luto oficial no município por três dias.

Histórico: A Independência pelos olhos de Antônio Alvarez

O processo de desenvolvimento de São José dos Quatro Marcos toma impulso em 1969 com a chegada de Antônio Alvarez. Com atitudes empreendedoras inaugura a primeira indústria para exploração e comercialização de madeira. Em seguida funda a primeira empresa de transporte coletivo, a Expresso Palmeiras que posteriormente deu origem à empresa de ônibus TransJaó para atuar no transporte de pessoas pela região.

Em 1972 foi eleito vereador por Cáceres para representar os interesses da população do povoado de São José dos Quatro Marcos. Mas foi em 1974 que, junto com os senhores Primo Paro, João Pavim, Wilson Rigota, José Paro, Walter Rigota, Paulo Queiroz, Zeferino José de Matos, José Rosa Paes, João Guevara, José Antônio Lima e tanto outros, fundaram a Associação dos Amigos de São José dos Quatro Marcos. Na ocasião, Alvarez assume a presidência da associação, desencadeando uma ferrenha campanha para a emancipação do município.

Para os membros da associação, São José dos Quatro Marcos tinha todo o direito de se emancipar, inclusive porque os levantamentos que fizeram apontavam que o número de habitantes local era superior ao número de habitantes de Mirassol D´Oeste, mas mesmo assim, encontrava verdadeira resistência do município vizinho à sua pretensão de independência.

Num processo polêmico e com uma batalha política acirrada a emancipação foi garantida através de um projeto de lei do deputado estadual Aldo Ribeiro Borges, que fizera o compromisso com a população de São José dos Quatro Marcos. Aldo Borges prometera que se a população o apoiasse politicamente, ele apresentaria o projeto de criação do município e o defenderia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O acordo garantiu a totalidade dos votos da população a Aldo Borges.

Emancipado em 1979 o município de São José dos Quatro Marcos teve o seu primeiro administrador nomeado pelo governador do Estado Frederico Carlos Soares Campos, que foi Antônio Alvarez (1981–1982). Ele assumiu o posto sem ter estrutura física e material para funcionamento da Prefeitura. Funcionando provisoriamente em prédio e instalações do Lions Clube, cedidas pelo seu presidente Gilson Alexandre de Alvim Coimbra, a primeira obra foi o levantamento das divisas do município feito pelo Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra), seguida de construção de estradas, escolas e centro de saúde.

O enquadramento do município no programa do Polo-Noroeste deu um grande impulso para o desenvolvimento econômico. Na primeira administração foram inauguradas as agências dos bancos do Brasil, Bemat, Caixa Econômica Federal e ainda a Telemat e os Correios. Assim, o município estava sendo preparado para crescer e se desenvolver.

Antônio Alvarez conduziu os destinos do município até o dia 31 de janeiro de 1983, quando passou a administração para o prefeito Durvalino Peruchi, eleito nas eleições de 1982.