Gestão Municipal se reúne com Secretário de Estado de Educação sobre não fechamento da Escola Zeferino

Na quinta feira (11/11), o Prefeito Municipal Jamis Silva e o Vice-Prefeito Ademilson Valverde estiveram em Cuiabá-MT em reunião com o Secretário de Estado de Educação (Seduc-MT), Alan Porto.

Ambos estiveram acompanhados de uma comitiva composta por vereadores municipais e representantes da Educação da rede pública estadual de São José dos Quatro Marcos, os quais se reuniram para tratativas e discussões referentes ao não fechamento da Escola Estadual Zeferino José de Matos.

Na pauta, o Prefeito Jamis Silva ressaltou a atuação e compromisso da Gestão Municipal acerca das tratativas quanto ao não fechamento da referida unidade de ensino, bem como da parceria da Câmara Municipal nessa demanda e da mobilização popular feita pelos moradores do bairro em que a escola está localizada.

Antes da pauta com o Secretário de Educação, a equipe esteve reunida com o Vice-Governador Otaviano Pivetta – momento em que externaram a situação vivenciada e solicitaram apoio do político na demanda ora em pauta.

A Seduc-MT estuda o redimensionamento das escolas públicas – processo em que o município assume os anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estado, por sua vez, fica com a responsabilidade pelos anos finais do Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio, conforme disposto nas políticas educacionais em vigor.

No momento com o Secretário Alan Porto, o Prefeito e demais autoridades políticas e representantes pontuaram aspectos relevantes do não fechamento da escola e abriram um debate sobre as consequências dessa ação à comunidade local.

Dadas as discussões, o Secretário de Educação Alan Porto ponderou sobre os encaminhamentos e firmou o compromisso de uma reflexão sobre essa pauta e posterior devolutiva ao município até a próxima semana.