Gestão Municipal faz entrega do Projeto de Melhoramento Genético de Bovinos de Leite na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar de Mato Grosso

Por Emerson Souza Miler

Baixar Arquivo

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou no dia 27 de julho de 2021 em Cuiabá, a entrega da versão física do projeto técnico Pró Genética Leite na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT).

O Pró Genética Leite (Projeto de Melhoramento Genético da Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar) tem por objetivo promover o melhoramento genético de bovinos de leite por meio da Inseminação Artificial (IA) para agricultores familiares do município de São José dos Quatro Marcos-MT. O projeto foi proposto visando viabilizar investimentos e recursos do MT Produtivo do Governo do Estado, pelo Programa Mato Grosso Produtivo Leite.

A entrega do projeto foi realizada Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin para a médica veterinária Vânia Ângela Kohl, coordenadora do Programa MT Produtivo Leite.  Também estiveram na entrega do projeto o Vice-Prefeito Ademilson Valverde, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira e a Secretária Municipal de Assistência Social Elisangela Antonia Lopes.

O projeto apresentado à SEAF/MT, solicita a doação de 1200 doses de sêmens convencionais e sexados de reprodutores de bovinos de leite de alta produtividade, precocidade, fertilidade e longevidade, da raça Holandesa (600), Girolando ¾ (150), Girolando 5/8 (150), Girolando (150); Jersey (150), para doados a 50 produtores de leite da Agricultura Familiar do município. Além disso, a Secretaria já havia protocolado junto à Coordenadora de Cadeia do Leite, Abegela Vania, 200 embriões sexados da raça Girolando ½ de alto padrão genético, 03 Unidades de Referências Tecnológicas (URT) de Leite; 03 tanques de resfriamento de leite, para associações e cooperativas rurais, por meio do Ofício nº 055/2021 – SEFAICO/PMSJQM, de 27 de maio de 2021.

O projeto Pró Genética Leite faz parte do Programa Municipal Mais Leite, que visa promover o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite no município de São José dos Quatro Marcos.  A bovinocultura de leite é principal atividade econômica da Agricultura Familiar do município, com uma produção de leite de 7,5 milhões litros de leite ano, e sediamos a maior indústria de laticínios da região, o Laticínio Vencedor.

No dia 28 de julho, o Secretário da Agricultura pode participar da audiência com o Governador Mauro Mendes, com indústrias, cooperativas, sindicatos ligados à Cadeia Produtiva do leite do Estado, onde foram discutidos assuntos relacionados aos investimentos no Programa MT Leite.