Educação elabora chamada pública em parceria com a Agricultura para adquirir alimentos dos produtores rurais

Por Luiz Carlos Bordin

As secretarias de Educação e de Agricultura do municipio de São José dos Quatro Marcos já iniciaram a elaboração da Chamada Pública de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para atender as demandas das unidades escolares pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE, também conhecido como Merenda Escolar, oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional gratuítas a estudantes da educação básica pública, filantrópicas e entidades comunitárias. A lei nº 11.947/2009, torna obrigatório a compra de no mínimo 30% dos recursos destinados ao município de produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Segundo a secretária de Educação, Rozineia  Aparecida Lima, os produtos adquiridos pelas compras do PNAE, garantem melhoria da segurança alimentar e nutricional dos alunos das escolas públicas municipais. “A merenda escolar ganha mais diversidade e qualidade com os alimentos saborosos e saudáveis adquiridos junto junto aos agricultores familiares”.

Na chamada de 2021, serão destinados recursos superiores aos investidos no último ano, fato que permitirá a aquisição de maior diversidade e quantidade de produtos da Agricultura Familiar do município.  A chamada pública está em fase final de elaboração. A meta de ambas as secretaria é atingir uma compra de no mínimo 50% dos valores destinados do programa do ano letivo de 2021.

Segundo Vagner Meira, secretário de Agricultura, “a compra de alimentos pelo PNAE é fundamental para o fortalecimento da Agricultura Familiar quatro-marquense, garantindo a geração de emprego e  renda”.

A secretaria de Agricultura auxiliará também na elaboração dos projetos de vendas individuais e coletivos, além de garantir assistência técnica gratuíta para os agricultores familiares fornecedores de alimentos para a Educação Municipal.