Decreto libera sistema híbrido na Educação pública e particular a partir de 1º de abril em Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

Baixar Arquivo

O Prefeito de São José dos Quatro Marcos, Jamis Silva Bolandin, assinou na sexta-feira, 29, o decreto nº 012/2021 que trata da retomada gradativa das atividades educacionais públicas e privadas no município.

Pelo decreto as atividades educacionais no Ano Letivo de 2021, nas unidades das redes públicas municipais e particulares as aulas, em todos os níveis, seguirão em sistema online (não presencial) até o dia 31 de março de 2021.

Já a partir de 01 de abril de 2021, as atividades educacionais em todos os níveis, passam a ser realizadas pelo sistema híbrido, até o pleno restabelecimento das atividades presenciais, exceto junto às turmas de 0 a 3 anos da Educação Infantil, nos Centros de Educação Infantil.

O sistema híbrido a ser implantado intercalará atividades educacionais nos formatos à distância e presencial, na proporção de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de cada sala de aula.

Para fins da retomada das atividades no sistema híbrido, além da autorização expressa dos pais ou responsáveis pelos alunos, todas as unidades educacionais públicas e privadas, deverão elaborar um Plano Estratégico de retomada segura das atividades.

O decreto trás ainda que na hipótese de confirmação de contágio pela COVID-19, por alunos e/ou professores, as atividades escolares da turma respectiva passarão a ser realizadas pelo período de 15 dias, exclusivamente online.

Para garantir a segurança dos alunos e profissionais das unidades de ensino públicas e privadas, há uma série de diretrizes a serem adotadas pelas unidades de ensino, tais como manter um protocolo constante de observação de sintomas gripais nos alunos e profissionais da educação, entre outras.