logo
logo

Prefeitura de São José dos Quatro Marcos

Notícias e informações sobre os trabalhos da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos - MT.
ouvidoria@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br
3251-1955 / 3251-2110

Segunda a sexta: 7h às 13h

3251-1955 / 3251-2110

sd

Curso de Produção de Embutidos e Defumados de Suínos é realizado no Assentamento Florestan Fernandes

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou entre os dias 18 a 22 de outubro o Curso de Produção de Embutidos e Defumados com Carne Suína pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Os embutidos são alimentos cárneos elaborados com carne ou órgãos comestíveis de animais, condimentados, curados ou não, cozidos ou não, introduzidas sob pressão em tripas naturais de animais e ou artificiais.

Os defumados são produtos alimentícios obtidos por meio da defumação, que é a exposição os alimentos à fumaça da queima de lenha ou serragem, com o objetivo de conservar ou modificar o seu sabor. Os principais embutidos e defumados podem ser fabricados com carnes de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, de aves, peixes, além das vísceras e até sangue dos animais.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo do curso é a capacitação de agricultores para o beneficiamento de carne suína através da produção de embutidos e defumados, produzindo produtos que qualidade que atendam à legislação higiênico-sanitária vigente e as necessidades do mercado consumidor.  

O curso ocorreu no Sítio Margarida Alves, localizado no Assentamento Florestan Fernandes. Com uma carga horária de 40 horas, a capacitação contou com aulas teóricas e prática, onde foram capacitados 11 pessoas, entre mulheres e homens.

O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR/MT, a Técnica em Agroindústria, Pedagoga e Especialista em Controle e Qualidade de Leite, Carne e Ovos, Sueny Marques Garcete.

O conteúdo programático do curso foi: Higiene e Sanitização das Instalações e Equipamentos; Normas de Segurança; Legislação Sanitária; Seleção de ingredientes e condimentos; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Abate e beneficiamento dos animais; Salga úmida; Defumadores e Defumação; Armazenamento; Embalagem; e Noções de administração, comercialização e marketing.

Dentre os produtos embutidos e defumados elaborado no curso estava linguiças toscana, calabresa, mista e apimentada; salames italiano e milano; pele, bacon, costelinha defumada, copa suína, lombo defumado, cafta, hambúrguer, rocambole, pele a pururca, torresmo, panceta, entre outras.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandim esteve presente no encerramento do curso, momento em que destacou que a Prefeitura Municipal, está empenhada através da Secretaria de Agricultura, na realização da capacitação permanente das famílias rurais, visando o aumento da renda e da qualidade vida de quem vive no campo.