Curso de Apicultura é realizado no Assentamento Florestan Fernandes pela Secretaria de Agricultura

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou o curso de Apicultura pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) no Sítio Pindorama, localizado no Assentamento Florestan Fernandes, município de São José dos Quatro Marcos-MT.

A apicultura é a ciência ou arte de criação de espécies de abelhas com ferrão (Apis mellifera sp) para fins de produção de mel, pólen apícola, própolis, cera, geleia real e Apitoxina ou para serviços de polinização.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, o objetivo do curso oferecido pela Prefeitura Municipal é capacitar agricultores familiares para implantar o projeto de fomento a Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura no município de São José dos Quatro Marcos. “A Apicultura pode ser uma importante alternativa para a diversificação da produção, produção de alimentos e geração de renda para agricultores familiares do município, além de ser uma importante aliada da preservação ambiental”, disse.

O curso ocorreu entre os dias 12 a 16 de julho, com carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, abordando assuntos como a biologia das Abelhas, coleta de enxames, instalação de apiários, montagem e manutenção de caixas ministrada pelo instrutor credenciado Leonel Alves Pereira. Foi realizada visita técnica em apiário e Casa do Mel (Agroindústria de Beneficiamento de Mel) da Associação Portense de Apicultores – APA, localizada no município de Porto Esperidião-MT, Participaram do curso 12 pessoas do assentamento e de comunidades circunvizinhas O curso for organizado pela SEFAICO em parceria com o Sindicato Rural e Associação Educação, Cidadania e Agroecologia Mãe Terra e Secretaria Municipal de Educação.

O curso de Apicultura é um dos pré-requisitos para a seleção de interessados em receber a cessão de uso das caixas de apicultura do Programa MT Produtivo Apicultura, que destinará 100 caixas de abelhas pela Secretaria de Agricultura ao município em 2021.

No encerramento do curso no dia 16 de julho, estiveram presentes o Prefeito Municipal Jamis Silva e o Vice-Prefeito Ademilson Valverde, junto com o Secretário Vagner Meira.