Comunidade realiza a 25ª edição da Festa de Reis em Quatro Marcos neste domingo, dia 27 de janeiro

Por Luiz Carlos Bordin

A 25ª edição da Festa de Reis da Companhia do Barreirão acontece neste domingo, 27 de janeiro de 2019. De acordo com a coordenação do evento, a comunidade de Santo Reis espera receber 10 companhias vindas de diversos municípios de Mato Grosso.

A tradicional festa costuma atrair centenas de pessoas para o bairro Jardim Bela Vista. “O auge é o Encontro das Bandeiras, que começa logo após a Santa Missa (meio-dia), no domingo (27). Em seguida, serviremos o almoço. Para este ano são 10 vacas para o churrasco que acompanha o almoço”, explicou a coordenação.

O projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos. O Encontro das Bandeiras está inserido no calendário cultural do município desde o ano de 2009.

Para o prefeito Professor Ronaldo Floreano dos Santos, a expectativa é de atrair muitos fiéis. “Pelo fato de ser uma festa tradicional, que normalmente convida muitas pessoas, acredito que teremos um público significativo. Os comentários têm sido bem positivos com relação à presença de público”, avaliou.

Esta é a segunda festa da companhia que será realizada sem a presença de seu mestre, o senhor Fidelis José de Souza, que faleceu no dia 19 de dezembro de 2017. Dar continuidade na festividade de Santos Reis em Quatro Marcos foi um de seus últimos pedidos.

Professor Ronaldo ressaltou a importância da presença de todos para a renovação da fé neste ano que se inicia. “Como dizia Seo Fidelis, que todos sejam bem-vindos à Comunidade de Santos Reis. As portas estarão abertas, por isso venham rezar, agradecer e renovar sua fé”.

Histórico e apoio à Companhia de Reis do Barreirão

A primeira Folia de Reis de São José dos Quatro Marcos surgiu em 1970, com a chegada dos imigrantes. De origem paulista, ela mantém a tradição da viola caipira e a originalidade dos rituais da época. Em 1995, após uma turnê da companhia em São Paulo, iniciou-se a construção da Igreja dos devotos de Santos Reis. Assim, Quatro Marcos tornou-se polo regional de encontro anual dos foliões.

Os foliões de São José dos Quatro Marcos, após suas peregrinações pelos municípios da região Sudoeste, decidiram a 22 anos que no último domingo de cada mês de janeiro seria realizada a Festa de Folia de Santos Reis. Por um dia folias das vizinhanças se reúnem para tocar seus hinos e cantos.

Há algumas tradições que não têm continuidade ao longo dos tempos. Em alguns casos, as festas tradicionais se mantêm apenas com a persistência e pelo prazer de alguns atores sociais idosos que por devoção perseveram pela fé. Esse não é o caso dos devotos de Santos Reis em São José dos Quatro Marcos, pois recebem apoio da prefeitura municipal que destina à companhia o transporte para os giros e as estruturas para a realização da festa.