logo
logo

Prefeitura de São José dos Quatro Marcos

Notícias e informações sobre os trabalhos da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos - MT.
ouvidoria@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br
3251-1955 / 3251-2110

Atendimento das 07:00 as 13:00

Tel.: 3251-1955 / 3251-2110

 

Companhia de Reis de Quatro Marcos vence Prêmio Estadual de Cultura Popular

Promover o fortalecimento e a valorização das culturas populares tradicionais é um dos objetivos do prêmio Tradições MT. Os projetos selecionados na segunda edição do certame receberão auxílio financeiro no valor de até R$ 50 mil. Foram 133 iniciativas inscritas e nove selecionadas, sendo duas de Cuiabá e as outras de municípios de diversas regiões do estado como Brasnorte, São José dos Quatro Marcos, Várzea Grande, Poconé, Sorriso, Nortelândia e Cáceres, atendendo ao princípio de descentralização da cultura previsto na lei nº 10.379/2016, do Fundo Estadual de Política Cultural.

Também são objetivos do prêmio fomentar ações voltadas à diversidade cultural do estado que preservem os saberes e práticas tradicionais passados por mestres e mestras, incentivando os processos de transmissão destes saberes entre as diferentes gerações.

O Encontro das Folias de Reis de São José dos Quatro Marcos, que acontece desde 1.995 e reúne foliões que atuam nas companhias de reis da região Oeste de Mato Grosso, foi um projeto selecionado no edital e receberá R$ 28.700,00. A ação busca expandir essa manifestação tradicional da cultura popular, respeitando e valorizando as expressões culturais trazidas pelos imigrantes.

O evento está inserido no calendário cultural do município. A tradicional festa costumar atrair centenas de pessoas no bairro Jardim Bela Vista. “O auge é o Encontro das Bandeiras, que começa logo após a Santa Missa (meio-dia), no domingo, 29 de janeiro. Em seguida serviremos o almoço. Para este ano são 15 vacas para o churrasco”, explicou Seo Fidelis.

Segundo Fidelis a expectativa é de atrair muitos fiéis. “Pelo fato de ser uma festa já tradicional, que normalmente chama muitas pessoas, acredito que teremos um público bem significativo. Os comentários têm sido bem positivos”, avaliou.

Seo Fidelis ressaltou a importância da presença de todos para a renovação da fé neste ano que se inicia. “Que todos sejam bem-vindos ao Santuário de Santos Reis. Estaremos de portas abertas, por isso venham rezar, agradecer e renovar sua fé”, disse.

A História

Existem tradições que estão sendo esquecidas pelo Poder Público e Comunidades. Em alguns casos, as festas tradicionais se mantêm apenas com a persistência e pelo prazer de alguns atores sociais idosos que por devoção perseveram pela fé. Esse é o caso dos devotos de Santos Reis em São José dos Quatro Marcos que construíram na década de noventa a primeira igreja dedicada aos três reis magos no estado de Mato Grosso, mas que vêem novos adeptos aderindo a manifestação religiosa e a presença do poder público municipal apoiando.

Em São José dos Quatro Marcos - MT, a primeira Folia de Reis formou-se em 1970 com a chegada dos imigrantes. De origem paulista, ela mantém a tradição da viola caipira e a originalidade dos rituais da época. Conforme o coordenador da Companhia de Reis do Barreirão, Fidelis José de Souza, em 1.995, após uma turnê da companhia em São Paulo, iniciou-se a construção da Igreja dos devotos de Santos Reis. Assim, Quatro Marcos tornou-se pólo regional de encontro anual dos foliões.

Os foliões de São José dos Quatro Marcos, após suas peregrinações pelos municípios da região Sudoeste, decidiram a 15 anos que no último domingo de cada mês de janeiro seria realizada a Festa de Folia de Santos Reis. Por um dia folias das vizinhanças se reúnem para tocar seus hinos e cantos.