Biblioteca Pública de Quatro Marcos investe na formação de leitores

Por Cultura e Turismo

Biblioteca Pública de Quatro Marcos investe na formação de leitores

A biblioteca publica municipal "Aneir Gonçalves Ferreira", de São José dos Quatro Marcos, adquiriu uma nova remessa de livros para o acervo de literatura. O prefeito Carlos Bianchi e o vice-prefeito Ronaldo Floreano estiveram nesta semana avaliando o investimento feito no início de março.

O projeto permanente de incentivo à leitura direta no livro visa atender a população em sua variada faixa etária, bem como ampliar multiplicadores de leitores. O resultado é tão positivo que o prefeito Bianchi elogiou a parceria pela leitura realizada entre a biblioteca, o centro de dança Ballet Quatro Marcos e as escolas do município.

"Precisamos inserir cada vez mais as crianças e os adolescentes na literatura. Acredito que o adulto terá mais clareza na leitura se ele foi assíduo leitor no passado. A leitura torna as pessoas melhores e faz a vida ser melhor conduzida", disse o prefeito, parafraseando Ziraldo, criador de "O Menino Maluquinho", livro com procura considerável pelas crianças na biblioteca.

A adesão ao projeto de leitura é considerável visto que houve um aumento de 130% de livros literários emprestados no primeiro semestre de 2013. Os números mais que dobraram: saltaram de 652 para 1.503 livros. As crianças estão lendo mais, os adolescentes estão visitando mais a biblioteca. E esse público está instigando o gosto pela leitura também nos jovens e adultos.

O vice-prefeito Professor Ronaldo disse estar feliz com o avanço do projeto Livro e Leitura na Minha Casa, que visa incentivar a leitura direta no livro e não no computador. "Com este projeto, a ampliação do acervo bibliográfico se tornou mais uma conquista do próprio povo, que anseia por novos conhecimentos", disse lembrando que o projeto foi criado em 2011, ocasião em que era secretário de Educação e Cultura.

Segundo o chefe municipal de Cultura, Luiz Carlos Bordin, o projeto tem por objetivo acirrar e estimular o gosto pela leitura no livro além de tornar a biblioteca um espaço cultural dinâmico e atrativo. "Ainda não é o que a população merece, mas o espaço já está aconchegante, enquanto lutamos por mais recursos e pela construção da sede própria".

Baixar Abrir