Árvores que causaram morte e acidentes são retiradas das margens da MT-339 em Quatro Marcos

Por Secretaria de Obras

O histórico da relação entre as árvores e a rodovia também traz fatalidades ocasionadas pela queda de galhos e troncos. Em março de 2014 ocorreu a morte de um motociclista. Em janeiro de 2017, uma árvore caiu em cima de uma caminhonete.

O corte de 29 árvores que ofereciam risco de queda foi realizado neste sábado, 11 de fevereiro, pela Secretaria de Obras de São José dos Quatro Marcos, mediante parecer enviado pela Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso – SEMA-MT.

Após o trágico acidente, em  março de 2014,  que vitimou o senhor Walter Leite,  em consequência da queda de uma arvore, na rodovia  próximo ao povoado de Aparecida Bela, o vereador Renilson Senhorinho  tomou uma decisão importante, com o objetivo de  amenizar  a gravidade de acidentes e aumentar a segurança dos motoristas, reivindicando  junto ao deputado Dr. Leonardo  e à Secretaria de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso-SINFRA, para que providenciasse o corte das árvores de espécie Pinho Cuiabano que margeavam  a MT-339, rodovia que liga os municípios de São José dos Quatro Marcos a Glória D’Oeste.

No final do ano de 2016, o vereador, acompanhado dos seus pares Chico Leite, Edalvo Ribeiro, Adonias Izidorio e Marcelo Salomão, estiveram na Sinfra e na SEMA buscando a liberação para execução dos cortes das árvores.

Segundo Renilson o processo correu junto a Sinfra que autorizou uma consultoria no município de Quatro Marcos para fazer um inventário de 37 árvores da espécie Pinho Cuiabano. O laudo detectou que das 37 árvores, 29 deveriam ser cortadas por estarem em processo de apodrecimento, colocando em risco as pessoas que transitam a rodovia.

Renilson agradeceu ao prefeito Professor Ronaldo Floreano e ao responsável pela secretaria de Obras, Jairo Lima, que não mediram esforços para a realização do corte das árvores.

O prefeito Ronaldo Floreano destacou a importância do corte das arvores. “A razão principal da operação é o risco de queda. Elas são árvores antigas, debilitadas ou apodrecidas, conforme constatado em laudo emitido pela SEMA”, afirmou Professor Ronaldo.

Para realizar a remoção de árvores, alguns trechos foram interditados para o trânsito de veículos. Os locais das intervenções foram devidamente sinalizados.