Aquisição de instrumentos musicais para o resgate das tradições culturais de Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

Já foi tradição, desde 1967, a realização de festividades com fanfarras, carros alegóricos, cursos e oficinas com a finalidade de perpetuar nossa cultura musical. A continuidade está prevista no Plano Municipal de Cultura do Município.

Comemorar o aniversário do município de São José dos Quatro Marcos e outros eventos cívicos e culturais usando instrumentos musicais como fanfarras, instrumentos de sopro e carros alegóricos é uma tradição que vem desde a sua fundação, em 1967. Essas atividades estavam ativas até meados da década de 1990. De lá para cá essas ações cívicas e de cultura foram sendo suprimidas aos poucos, até que desapareceu.

Manifestações da população cobram do poder público o resgate das boas tradições culturais que o município apresentava à sociedade. A retomada dessas tradições culturais é de suma importância para o fomento da cultura local, uma vez que a população se prepara também para movimentar as vendas nos comércios, com foco na vinda de familiares que residem em outras localidades.

Os desfiles de carros alegóricos envolviam toda a comunidade escolar e religiosas empresas e comércios, que desfilavam no entorno da Praça dos Bandeirantes, no centro da cidade.

É fato que as fanfarras escolares e municipais fizeram por muito tempo parte do cotidiano escolar e social do povo quatro-marquense, e representavam com grandeza suas escolas, seus comércios e as lutas e conquistas sociais, promovendo sempre o civismo, a ordem, a disciplina e o amor pela escola e pelo lugar em que vivia.

Resgatar essa forma de arte através de teorias e práticas instrumentais promovendo um ensino introdutório de musica através de instrumentos de percussão, cordas e sopro; trabalhar fatores como coordenação motora, ritmo, expressão corporal, disciplina e amor à pátria, sem dúvida norteiam a base primordial de uma boa prática de fanfarra.

Como o estudo de música nas escolas tornou-se novamente obrigatório, e as fanfarras escolares não mais existem no município, e por contra partida não existe até o presente momento um projeto musical no qual ensine musica, pode-se justificar a união desses fatores para a realização deste projeto.

Assim, o Projeto Sonora encampará vários seguimentos da musica a fim de comemorar o aniversário do município e demais datas cívicas; Propiciar lazer e entretenimento à população local; Resgatar tradições culturais dos antepassados; Movimentar a economia local dos comércios; Ensinar o uso de instrumentos musicais e desenvolver atitudes de civismo, patriotismo e disciplina.

CURSOS E OFICINAS

Com a aquisição dos instrumentos o Departamento de Cultura e Turismo do município poderá ofertar aulas e cursos de violino, teclado, viola, violão, carron, bateria, instrumentos de sopro e a tradicional fanfarra municipal.

Serão adquiridos 38 instrumentos variados para a montagem de uma fanfarra municipal e 24 outros instrumentos de cordas, percu8ssão e teclas para os demais cursos e oficinas. O município já possui outros 15 instrumentos de sopro.

RECURSOS

Os recursos para aquisição dos instrumentos foi uma conquista para o município feita pelo vereador Professor Edson Borges Dos Santos, junto ao deputado estadual Sebastião Rezende, o qual Destinou Emenda Parlamentar no valor de 40 mil reais junto ao Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).