logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

A ARTE: Perfeita expressão da natureza é realizado com sucesso em parceria com a Casa do Artesão de Quatro Marcos


Por Luiz Carlos Bordin

676 Acessos

Este projeto é importante porque visa incentivar à produção artesanal no município, que se constitui em uma forma alternativa de incentivo às economias de base local, assegurando a preservação da cultura local, bem como a geração de emprego e renda para inúmeras famílias, considerando que grande parte dessas pessoas encontra no artesanato uma forma de garantir a própria sobrevivência e a manutenção do bem estar de seus familiares.

 

Dentre os objetivos do prejoto está o de subsidiar a Associação dos Artesãos de Quatro Marcos na organização da primeira exposição de artesanatos e proporcionar aos artesãos locais, bem como a sociedade quatro-marquense, momentos de apreciação e valorização da cultura local.

 

O objetivo deste projeto é proporcionar um espaço de exposição de produtos artesanais, dando visibilidade aos grupos e projetos sociais, contribuindo para o desenvolvimento de potencialidades e talentos que neles emergem, ao mesmo tempo em que se cria, para a população local, um ambiente de conscientização, lazer e contato com a diversidade cultural mato-grossense.

 

Os produtos apresentados além de possuírem um apelo cultural também terá incorporado o aspecto sustentável o que pode ser visto como mais um diferencial para agregar valor ao produto.

 

A integração da sustentabilidade ao artesanato ganha espaço e pode ser um incremento do próprio produto ou processo produtivo. A partir da busca do racionamento e reaproveitamento dos recursos naturais, da otimização da produção e ainda pela preferência por fornecedores responsáveis, pode-se proporcionar ao negócio, além da diminuição de custos, a conscientização dos envolvidos no processo, desde o fornecimento até o consumo final (cliente).