13º Encontro da Mulher Rural acontece neste sábado no Parque de Exposições

Por Assistência Social

13º Encontro da Mulher Rural acontece neste sábado no Parque de Exposições

O dia 21 de setembro é o início da primavera e com ela acontece o 13º Encontro da Mulher Rural de São José dos Quatro Marcos, o qual será realizado no Centro de Eventos Manoel Paulino. O evento, que agrega 42 comunidades participantes, terá a presença de 1.051 trabalhadoras que desenvolvem diversas atividades no campo.

Realizado pela Prefeitura Municipal, com promoção e organização da Secretaria de Assistência Social, a primeira dama Mara Cristina Ramos disse contar com a participação efetiva também das Secretarias de Educação e Agricultura, além de convênios firmados com SEDRAF-MT, SENAR-MT e Cometa Moto Center Car.

O 13º Encontro da Mulher Rural terá atração musical da dupla Gilson Mark & Agnaldo, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura; premiação para as participantes com apoio do comércio local, servidores públicos e deputados da região; e ainda contará com a presença de Maria da Gloria Borges da Silva, Educadora Popular e Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAGRI/MT que fará uma palestra sobre aposentadoria rural.

Mara disse estar sentindo uma alegria imensa e acredita que o mesmo acontece com as mulheres rurais, pois é um encontro novo e com a cara do povo do campo. “Temos visitado as mulheres rurais e buscamos saber o que elas querem. A nossa programação  é bem diferenciada, não vamos ter homens no recinto, eles vão ficar na praça de alimentação, separada do local e o evento será só para elas”, informou.

De acordo com a secretária Mara Cristina, o evento será um dia de lazer, de rir, de dançar. “Vamos ter o tradicional sorteio, show musical no período da tarde, inclusive vamos abrir os portões para os patrocinadores ver o evento de perto e conhecer o que é a mulher rural. Vamos ter palestra, dinâmicas e uma humorista, que será uma surpresa”.

Quanto à apresentação do  artesanato e da gastronomia do campo, Mara informou que as mulheres ficaram muitos anos sem a oferta dessas atividades nas comunidades rurais, mas mesmo assim haverá uma barraca os produtos que forem apresentados por elas. Nesse Encontro da Mulher Rural haverá barracas do Senar, Pronto Atendimento com médico da Secretaria de Saúde e parceria com a Faculdade de Quatro Marcos.